sábado, 22 de setembro de 2012

Congressistas da Abrajet realizam fantour na região Sul de SC

 Os jornalistas associados da Abrajet – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo que estão participando em Imbituba (SC), realizaram durante todo o dia de hoje, sexta-feira (21) um fantour pelas cidades vizinhas para conhecer o potencial turístico da região. Entre as visitas, os especialistas em Turismo estiveram em Laguna, Tubarão, Capivari de Baixo, Termas do Gravatal, Orleans e Serra do Rio do Rastro.
O passeio iniciou por volta das 9 horas, logo após o café da manhã e, mesmo a chuva torrencial que caiu, tirou a vontade e a expectativa do jornalistas em conhecer os pontos turísticos da região. Em Laguna, alguns jornalistas, mesmo com chuva  conheceam o Marco do Tratado de Tordesilhas, o Centro Histórico, Mercado Público e o cais da Lagoa Santo Antonio dos Anjos e a Igreja de Santo Antonio. Em Capivari de Baixo foi a vez de depararem-se com a maior usina termoelétrica da América Latina, a Jorge Lacerda, onde visitaram as dependências e assistiram um vídeo sobre a importância do Complexo Energético.
Em Tubarão, a visita foi no Centro Municipal de Cultura, onde estão expostas as obras do artista plástico Willy Zumblick, recentemente falecida e que dá nome ao prédio. Em seguida foi a vez do Museu Ferroviário, com um tour pela cidade. No final da manhã, os congressistas chegaram a Termas do Gravatal, oportunidade em que foram recepcionados com um almoço oferecido pelo Termas do Gravatal Hotel. Na oportunidade, durante o almoço, o presidente da Santur, Waldyr Walendowski, saudou os jornalistas congressistas e expôs aos presentes a qualidade do turismo oferecido em Santa Catarina. Também, o gerente comercial do Termas Gravatal Hotel, Carlos Woloski agradeceu a presença do grupo e aproveitou o momento para que os visitantes conhecessem o empreendimento.
A sensação de experimentar o frio catarinense
 


Saindo de Gravatal, o destino dos jornalistas foi visitar e conhecer a Villa Francioni, na cidade mais fria do Brasil, São Joaquim e no retorno uma parada para um café no Eco Resort Serra do Rio do Rastro. Em dois ônibus, os jornalistas foram desfrutando das belezas que compõem o cenário da região e ficaram deslumbrados ao subir a Serra do Rio do Rastro, um dos mais belos locais turísticos de Santa Catarina. Num misto de medo e contemplação, os congressistas encheram os olhos com o colírio que a natureza estava lhes presenteando, a cada curva e altura que se encontravam.
A Serra do Rio do Rastro é uma das serras de Santa Catarina, é cortada pela rodovia SC-438, onde se tem uma espetacular vista do litoral. Com muitas matas e cachoeiras, é um dos cartões-postais do estado e fica localizada no município de Lauro Müller, a mais de 1421 metros de altitude (altitude do Mirante que está localizado em seu topo proporcionando uma bela visão onde, em dias claros, é possível ver o mar, embora a  muitos quilômetros de distância. O percurso Serra do Rio do Rastro é caracterizado por subidas íngremes e curvas fechadas, bem como pelos seus quiosques, ótimos locais para desfrutar a paz proporcionada pela natureza. Coberta pela mata Atlântica, com uma fauna bem diversa, com vários tipos de felinos de pequeno, médio e grande portes, uma fauna de macacos (bugios, macacos-prego, saguis), quatis, pacas, mãos-peladas, tatus, tamanduás e iraras, que são animais comuns numa mata atlântica preservada. Também há uma avifauna composta de águias chilenas, tiês-sangue, tucanos, araras, papagaios etc. Subindo desde o distrito de Guatá, percorre-se a Floresta Ombrofila Densa (Mata Atlântica), com seus diversos níveis, e os mais elevados, sao montanha e alto-montana e a depois, a Flora Rupicola, com endemismo considerável, no topo como uma franja a Matinha Nebular, depois em transicão, Campos Sulinos e do outro lado da serra, a Floresta Ombrofila Mista (Mata das Araucarias), também com suas faces montana e alto-montana, alternado-se com os Campos Sulinos em mosaicos campo-matas.
Villa Francioni
Encantados depois apreensão na subida da Serra, o destino foi a Villa Francioni, onde os jornalistas foram recepcionados pela responsável pelo setor de marketing e imprensa, Rute Enriconi. A Vinícola Villa Francioni, fica na cidade de São Joaquim, ao lado direito da SC 438 (trajeto São Joaquim/Lages), na altura do km 70. São poucos minutos do centro de São Joaquim. As instalações em parte foram construídas a partir de material de demolição, dentro do espírito do seu Idealizador, o empresário, já falecido, Dilor Freitas. A vinícola é exuberante, super charmosa. Na estradinha que dá acesso à vinícola, você passa entre parrerais onde, em cada fileira, estão plantados roserais. É um dos cuidados que a vinícola tem com suas cepas viníferas. Além de embelezar, as rosas são suscetíveis a algumas das pragas que podem infestar o parreiral. Logo, elas tem a função de alertar contra a invasão. As diversas fases da vinificação são efetuadas em prédios com desnível. Assim, o transporte entre as várias fases é efetuado por gravidade natural, sem o auxílio de bombas. Outro detalhe é a utilização de barris em carvalho francês apenas três vezes, sendo depois descartados. A vinícola utiliza apenas garrafas novas no engarrafamento, não efetuando a reutilização de garrafas. A visita é indispensável. Finalizando a visita, foi oferecida uma degustação de alguns dos vinhos produzidos. Um deleite, já que os vinhos, mesmos os mais em conta, são muitos bons (alguns excelentes). Na vinícola pode ser adquirido não apenas garrafas de vinho de altitude, mas também acessórios. Na saída todos os jornalistas foram agraciados com um mimo, uma garrafa de vídeo acompanhado de um vídeo institucional do empreendimento.
Eco Resort Serra do Rio do Rastro
A exaustiva dos jornalistas. Pelo contrário, não mexeu com os ânimos dos jornalistas onde a cada semblante era visível a satisfação de cada um. Depois de um magnífico por do sol os altos da edificação da Vinícola Francioni, o próximo destino o Eco Resort Serra do Rio do Rastro. Numa noite de muito frio, com os termômetros marcando seis graus positivos, o grupo chegou ao Eco Resort Serra do Rio do Rastro, sendo  recebidos pelo proprietário Ivan Cascaes. Na oportunidade, o anfitrião, serviu um café colonial num verdadeiro galpão de estância. No local, o fogo tipo lareira esquentou o corpo dos visitantes, uma vez que a alma estava repleta de euforia e contentamento.
A estrutura do local é específica para as opções de quem busca se aventurar ou descansar. A arquitetura torna possível habitar transparente e direta. As instalações oferecem todas as comodidades necessárias para seu melhor conforto e os melhores meios para explorar os campos de cima da serra. Aquecidos pelo fogo e pela atenção dispensada pelo proprietário Ivan Cascaes, os jornalistas no retornaram aos seus hotéis na cidade de Imbituba, onde, na manhã deste sábado (22), realizam a plenária e assembleia geral da Abrajet Nacional que, além de discutir assuntos internos da entidade, ainda elegerá ao nova diretoria e também escolherá a próxima cidade sede no ano que vem, quando se realizará o XXX Congresso Nacional.
Momentos marcantes do fantour


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário