quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Neva em São Joaquim (SC) em plena primavera

A circulação de vento gerada pela presença de um ciclone extratropical no oceano e a incidência de uma forte massa de ar polar favoreceram a ocorrência de neve na noite desta terça-feira (25) na serra de Santa Catarina. De acordo com a Climaterra, a neve começou a cair às 20h55 em São Joaquim e ainda até as 21h30 ainda havia registro do fenômeno. A temperatura neste horário estava em -1,9 graus, com sensação térmica de -9 graus.
A primeira precipitação se manteve durante cerca de 20 minutos mas por volta da meia noite a neve caiu com mais intensidade durante cinco minutos levando a alegria aos turistas que visitavam a cidade. Na manhã de hoje (26), por volta das 7h10 novamente a neve voltou a precipitar na serra catarinense mas com menas intensidade.
Segundo ainda a Climaterra, foi a primeira neve deste ano na área urbana. também nevou em Bom Jardim da Serra.
De acordo com a MetSul, órgão de Meteorologia do Rio Grande do Sul, é a primeira vez que neva no Brasil durante a primavera em 12 anos. Durante a tarde de terça-feira, houve registro de chuva congelada em algumas cidades do Uruguai e em trechos do sul e da serra Rio Grande do Sul (conforme relatos do twitter da Metsul). Desde sábado a Climatempo já vinha alertando para a possibilidade de neve nas serras entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário