sábado, 8 de setembro de 2012

Setur e Paratur apresentam com Dieese perfil e número de turistas do Círio

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), juntamente com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos do Pará (Dieese), apresentam na próxima terça-feira, dia 11, os resultados da Pesquisa de Perfil e de Demanda Turística do Círio de Nazaré. A apresentação vai acontecer  às 10 horas da manhã na Estação Business da Estação das Docas, no pavilhão Boulevard da Gastronomia, 2º piso.  O espaço fica na Avenida Castilho França, S/N, no Bairro da Campina em Belém. Os dados vão ser apresentados pelo titular da Setur, Adenauer Góes e pelo Diretor do Dieese Pará, Roberto Sena.
Durante a coletiva vai ser reiterado que no primeiro semestre de 2012 o  turismo garantiu a geração de mais de 50 mil empregos formais e informais e que o Círio é um forte produto turístico nesse contexto da economia paraense. As pesquisas de perfil e de demanda turística do Círio irão mostrar quem são os turistas que visitam o Pará, de onde eles vêm, qual a idade mais freqüente entre eles, que meio de transporte utilizam e quais os gastos feitos por eles neste período. Uma das novidades é o perfil dos turistas do Círio quanto ao gênero que, ao contrário do ano passado, revela que a maioria dos visitantes são mulheres.
CÍRIO - Um lugar único no planeta que reúne maravilhas naturais e culturais, culinária encantadora, riquezas históricas, um imaginário, além de um povo acolhedor de um calor humano único e generoso. Assim é o Pará, a obra prima da Amazônia.  É neste cenário que acontece todos os anos, no segundo domingo de outubro, na capital paraense, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.  O evento, considerado a maior manifestação de fé católica do Brasil, é cercado de simbolismos e peculiaridades: um misto de cultura, história, demonstração da marcante religiosidade do povo da região. O motivo é que Nossa Senhora de Nazaré é a padroeira dos pescadores, dos paraenses, da Amazônia.
O evento mais significativo em termos de turismo no Pará acontece em Belém, capital do estado, que praticamente vive e respira o Círio o ano inteiro. Quando a festa se aproxima, em meados do dia 15 de setembro, se percebe o quanto ela é importante para a cidade e para a Amazônia como um todo, em diversos sentidos, dentre eles o econômico, já que a movimentação no comércio chega a ser até maior do que o Natal. É por isso que para muitos, o Círio é considerado o “Natal dos paraenses”, não no sentido propriamente religioso, mas por tudo o que a festa proporciona, especialmente quanto ao encontro e confraternização das famílias.
Entretanto, o Círio tem um significado muito mais importante para mais de 70 mil pessoas que circulam entre os mais de 2 milhões de romeiros que participam do evento no segundo domingo de outubro. Os turistas, que a partir da visualização do evento formam opinião sobre um dos setores mais importantes para a economia do Pará, o turismo, responsável pela geração anual de mais de 50 mil empregos.

TURISMO - O Pará oferece hoje cinco principais segmentos turísticos: natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios. A cultura, por exemplo, é refletida em inúmeros eventos nos 144 municípios do estado. Carimbó, siriá, lundu, retumbão, calypso, tecnobrega e tantos outros ritmos fazem do povo um dos mais festivos do Brasil. A gastronomia é original, criativa, autêntica e marcada por grande diversidade. É mais que uma prática alimentar, é um ritual que mistura as heranças indígenas, africanas e européias que marcam a origem histórica e étnica dos habitantes locais. Tacacá, maniçoba, pato no tucupi e uma variedade de frutos, entre os quais açaí, bacuri e cupuaçu merecem referência, considerando que essa gastronomia é exótica, rica em cores, aromas e sabores únicos, só encontrados na obra-prima da Amazônia.
Soma-se a esse aspecto a criatividade do paraense, seja para a literatura, artes plásticas, artesanato, música e outras formas de expressão, que tem grandes expoentes. A religiosidade é muito forte, em especial a cristã, que tem no Círio de Nazaré sua principal manifestação, traduzida todo mês de outubro em procissões e romarias, a do segundo domingo, por exemplo, envolvendo mais de dois milhões de romeiros tem quase 220 anos.

SERVIÇO

Evento: coletiva de apresentação dos resultados da Pesquisa de Perfil e de Demanda Turística do Círio de Nazaré.
Local: Estação Business da Estação das Docas, no Boulevard  da Gastronomia, 2º piso
Endereço: Av. Boulevard Castilho França, S/N,  Bairro da Campina - Belém-Pará
Data: 11 de setembro de 2012 (terça-feira)
Hora: 10 horas
Informações: (91) 3212-0575 / 8895-5733
www.turismoparaense.blogspot.com
turismoparaense@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário