segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Vila Germânica, em Blumenau, planta Maibaum

No domingo, 02 de setembro, quando Blumenau completou 162 anos de fundação, o Parque Vila Germânica fez uma homenagem à cidade com o “plantio” da árvore da primavera, a Maibaum (árvore de maio), como é conhecida na Alemanha. A instalação foi no jardim em frente ao Setor 1, onde a árvore permanecerá definitivamente, servindo também como mais um atrativo para a comunidade e turistas que visitam o parque. O plantio festeja a chegada da primavera, tempo de renovação e festa com o início da Oktoberfest, este ano programada para 10 a 28 de outubro, explica a administração da Vila Germânica.
O monumento consta de um tronco de 12 metros de altura contendo placas em ferro que homenageiam e remetem a diversos momentos da história da cidade. Os elementos em ferro foram produzidos pelo artista blumenauense Luiz Bernardes e destacam a Chegada dos imigrantes ao Vale do Itajaí em 1850; a Arquitetura típica, representada pela técnica enxaimel; as Atividades desenvolvidas pelo naturalista Fritz Müller, em relação à fauna e flora; Menção às atividades religiosas e culturais; o Processo de industrialização, representado pelo setor têxtil; as Atividades esportivas; a Gastronomia típica; as Festas e tradições; os Clubes de Caça e Tiro; e a Oktoberfest.

Na Alemanha

A instalação da Árvore da Primavera remete ao costume praticado na região da Baviera, onde o “plantio” envolve os jovens daquele país. A árvore simboliza o fim do inverno rigoroso e a chegada de uma época de prosperidade, quando a natureza se renova e o desejo de dias melhores e mais fartos se faz sentir com mais intensidade pela população. Da mesma forma, na Alemanha o Maibaum consiste de um tronco de árvore contendo informações sobre as atividades econômicas e de serviços de uma determinada cidade ou região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário