domingo, 18 de novembro de 2012

A Rota do Enxaimel - a história a partir da arquitetura alemã

Um roteiro arquitetônico com 50 construções genuínas dispostas em um trajeto de 16 quilômetros, sinalizado em português e alemão forma em Pomerode a Rota Enxaimel.

Em meio a belas paisagens, as casas fazem parte do conjunto de bens tombados pelo Instituto Nacional de Patrimônio Histórico (Iphan). As casas construídas no período da imigração chamam a atenção, em especial pelo ótimo estado de conservação. Em sua maioria por meio de estradas de chão, o trajeto é rodeado por pastos e árvores, em um visual bucólico. O secretário de Cultura Marcos Krueger destacou que ao todo, 12 atrações foram integradas à Rota, por meio de um projeto de reformulação que envolveu a própria comunidade local.
A apresentação oficial do resultado ao público aconteceu na sexta-feira (dia 9), às 19h, em cerimônia no Clube de Caça e Tiro Alto Rio do Testo (rua Carlos Belz, 1401, Testo Alto). “No incremento ao roteiro, priorizou-se trazer inovações com base nas atividades tradicionais ou já presentes no cotidiano de Testo Alto, oportunizando alternativa de renda aos seus moradores”. Entre os novos atrativos estão parada para café colonial, passeios de carro de mola, trilha ecológica e apresentação ao vivo dos modos de vida do colono.
Coordenado pela Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Pomerode, o projeto de “Novas Oportunidades na Rota do Enxaimel” teve início em 2011, com contrato de auxílio técnico da empresa KAS Consultoria. Na criação, estruturação e desenvolvimento da proposta, foram investidos um total de R$60.037,60. Os trabalhos serão mantidos através da Associação de Desenvolvimento do Turismo da Rota do Enxaimel (Adeture), fundada pelos empreendedores envolvidos no roteiro. Rota do Enxaimel, em Pomerode, possui o maior acervo de construções em enxaimel existente fora da Alemanha. São mais de 240 edificações deste tipo em todo o município. Vale destacar que o caminho era usado como antiga rota comercial, interligando Pomerode a Jaraguá do Sul, quando ainda não havia rodovia de acesso entre os municípios. Assim, além de desfrutar do patrimônio arquitetônico herdado dos colonizadores alemães, se pode experimentar o contato com o modo simples e tranquilo dos moradores.
Desde 2011, a Rota do Enxaimel é também foco do projeto "Turismo Rural, Étnico e Cultural do Vale Europeu". A intenção é incorporar atividades tradicionais da comunidade, como propostas de lazer, compras e gastronomia, oportunizando uma experiência de turismo mais completa e singular aos visitantes do roteiro.

O enxaimel

Uma das mais belas heranças coloniais dos imigrantes alemães, a construção em enxaimel é uma das mais perfeitas adaptações da arquitetura europeia no Brasil. Totalmente artesanal, o modo de construção começa pelo esqueleto feito em madeira, com vigas encaixadas na horizontal e vertical. Elas são sustentadas e travadas por vigas diagonais, que, esteticamente, dão um charme a mais na arquitetura depois de finalizada. O mais interessante é que tudo isso é construído sem pregos, somente com encaixes e pinos de madeira.

Novos Atrativos da Rota do Enxaimel:

• Pórtico do Imigrante “Wolfgang Weege”: o local abriga a sede da Associação de Desenvolvimento do Turismo da Rota do Enxaimel (Adeture). Nele, podem ser adquiridos souvenirs, produtos da agroindústria e informações turísticas, além do agendamento para passeios pelo roteiro. Inaugurada em 2000, a construção é uma réplica em tamanho natural do Portal de Stettin, cidade que foi capital da Pomerânia - região de onde vieram os primeiros imigrantes que colonizaram Pomerode.
• Casa Comercial Weege – “Feira do Produtor”: a casa enxaimel de tombamento federal marca a entrada da Rota do Enxaimel e abriga a venda de produtos diretamente do produtor rural, tais como: frutas, legumes, hortaliças e flores. Também vende biscoitos, melado, embutidos e conservas, etc. Aberto aos sábados, das 7h30min às 12h30min.
• Pomerode Jeep Tour: organiza passeios, city tour e translados, em veículo 4x4 do Exército. Proporciona experiência de aventura em áreas urbanas e rurais, como na Rota do Enxaimel, morros e vales, pontos turísticos tradicionais, roteiros gastronômicos e de compras. Para grupos de até 10 pessoas, dentro e fora de Pomerode.
• Minho Humus: atendimento a grupos mediante agendamento. A visita demonstra a produção do humus de minhoca e ensina sobre a importância do cuidado com o solo de pomares e hortas através da adubação orgânica. O local oferece a venda de terra adubada, esterco de aves e humus de minhoca, além de vasos ecoxim.
• Loja D’July: loja de moda íntima, moda praia, souvenirs e artesanato produzido na Rota do Enxaimel.
• Café Colonial da Família Lemke: atendimento a grupos mediante agendamento. O autêntico café alemão da colônia, com delícias, como: bolos, cucas, tortas e pães, é servido em um conjunto enxaimel típico da imigração alemã.
• Casa Siewert: atende grupos mediante agendamento. Tradicional propriedade rural baseada na produção de milho e gado de leite ,mantém os equipamentos antigos em uso e apresenta aos visitantes as mudanças ocorridas ao longo dos anos na região. Aos fins de semana, serve também caldo de cana produzido na propriedade (aberto a visitante individual e cicloturista).
• Trilha da Natureza: a trilha ecológica, de dificuldade leve, leva até uma bela cachoeira. O passeio é recheado de histórias sobre o desbravamento da região e informações sobre as árvores, animais e plantas nativas. Também no local pode se adquirir peças artesanais feitas em madeira. Atende mediante agendamento.
• Carros de Mola de Klaus Volkmann: atende mediante agendamento. O passeio resgata o saudosismo do deslocamento em carros de mola, carruagens de tração animal precursoras dos automóveis. As famílias dos imigrantes faziam uso do carro de mola apenas em situações especiais, para se dirigir ao culto.
• Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Testo Alto e Cemitério dos Imigrantes: a construção, datada do século 19, destaca a influência da religião luterana na organização da comunidade, desenvolvida sempre em torno da igreja, da escola e do clube de caça e tiro. O cemitério, um dos mais antigos da cidade, abriga antigos túmulos de imigrantes da região, com inscrições originais em alemão.
• Pousada Casa Wachholz: ambientada com móveis antigos e prestando atendimento familiar, a casa enxaimel tombada de 1867 é a mais antiga do bairro e atua como pousada. Com atendimento familiar, possui também estábulo de vacas e açude para a prática de pesca, para os hóspedes.
Fonte; MARLI JARDIM/JMV - marli@jornaldomediovale.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário