sexta-feira, 12 de abril de 2013

Aberto o V Fórum do Turismo da Abrajet/SC e I Encontro Regional Sul da Abrajet/BR em Bombinhas (SC)

Até 14 de abril o trade da região e jornalistas especializados em Turismo do Sul do País estão reunidos para discutir potencialidades da região

Foi aberto na noite de ontem, quinta-feira (11) e se estende até domingo. 14 de abril, em Bombinhas (SC) o V Fórum do Turismo da Abrajet/SC e I Encontro Regional Sul da Abrajet/BR. O evento contou com a presença dos mais expressivos profissionais da área turismo de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul, além do presidente nacional da Abrajet, Hélcio Estrella,  que estão conhecendo in loco toda a estrutura que Bombinhas oferece. O evento está sendo detalhado com significativa programação de trabalho, com painéis que analisarão e debaterão os assuntos inerentes ao setor do Turismo, numa região do Estado que, a cada ano que passa, vem se destacando, como um dos principais destinos no sul do País. Turistas, especialmente do sudoeste do Brasil, e de países do Mercosul, vêm descobrindo os encantos, as belezas naturais e a qualidade de vida do município, e desta forma fomentando o turismo, numa das mais belas regiões do nosso Estado.
Na abertura, o presidente da AEMB – Associação Empresarial do Município de Bombinhas, Mário Pêra, destacou a importância da presença dos jornalistas especializados em Turismo em Bombinhas, município que, segundo ele, “está se abrindo ao eixo cultural, aproveitando suas belezas naturais para recepcionar o turista com propriedade, valorizando a cultura raiz da localidade e de seu povo”. A prefeita Ana Paula da Silva, a “Paulinha”, mostrou sua satisfação de poder receber o evento, não só pela sua magnitude como também levará o nome e as potencialidades de Bombinhas para os diversos pontos do País, através da divulgação pelos experientes profissionais que do V Fórum do Turismo da Abrajet/SC e I Encontro Regional Sul da Abrajet/BR. “ Essa semente está muito bem plantada pelo trade e com a realização deste evento se vislumbra que muitas outras pessoas venham conhecer e visitar Bombinhas e que consigam realizar seus sonhos, conhecendo as belezas naturais e, principalmente seu povo. O que Bombinhas tem de melhor é a sua gente”, observou a prefeita.
O presidente nacional da Abrajet – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Hélcio Estrella, afirmou na oportunidade que Santa Catarina dá exemplo pelo reconhecimento de um setor, o de turismo, que é muito importante para o Brasil. “O País começa a entender o turismo como um produto e integrando a sociedade em todos os níveis. E Santa Catarina tem sabido entender e enfrentar isso”, destacou. Presente na abertura, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins, elogiou o município em abrigar um evento deste porte, saudando os participantes do Simpósio. Beto Martins, aproveitou para anunciar a liberação de recursos, autorizada pelo governador Raimundo Colombo, para a construção da Casa do Turista. “Santa Catarina, neste ano, lançará um novo calendário de eventos e está muito próximo de poder sediar um evento que vai mudar a história do turismo no Estado, que é a realização da Fórmula 1 em nosso Estado”, informou o secretário.
Ao abrir oficialmente o V Fórum do Turismo da Abrajet/SC e I Encontro Regional Sul da Abrajet/BR, o presidente da Abrajet SC, Alberto Gonçalves de Souza, destacou a importância da realização desses Fóruns e simpósios, com a participação efetiva do trade e das autoridades dos municípios onde, além dos jornalistas poderem desfrutar e conhecer as potencialidades das localidades e as divulga-las. “Em menos de dois anos na presidência da seccional da Abrajet em Santa Catarina, já estamos no quinto evento que discute a realidade do turismo. Nós jornalistas somos parceiros no desenvolvimento do setor, que hoje já desponta como o responsável de 12% de empregos e que, a cada ano, vem se firmando como sendo a indústria que mais cresce em nosso País. Por isso, temos o prazer de estarmos aqui em Bombinhas para mais uma etapa”, afirmou. Ao encerrar o cerimonial, o presidente da Abrajet SC entregou à prefeita Paulinha, Mário Pêra, Waldir Walendowski (presidente da Santur), Hélcio Estrella e S. Pereira (Convention & Bureau) troféus de reconhecimento da entidade.
Atrações paralelas
A abertura do V Fórum do Turismo da Abrajet/SC e I Encontro Regional Sul da Abrajet/BR aconteceu no salão de eventos da Pousada Vila do Farol que contou ainda com presença de artistas, como Miriam Vacarelli, que expôs suas obras, cujas pinturas mostram o resgate da tradição e cultura de Bombinhas. A artista. Durante a abertura, preparou mais uma de suas obras que, no final do evento, será sorteada entre os jornalistas participantes. Após a solenidade, o Grupo Tramela mostrou o espetáculo “Cantadores de Engenho”, abordando tema da história e a vida dos pescadores, benzedeiras, parteiras e o trabalhos nos engenhos de farinha, que foi uma atividade comum na região no passado. Para fechar com chave de ouro a primeira parte do evento, a Pousada Vila do Farol recepcionou os participantes com coquetel.
Atividades de hoje (12 de abril)
09 Horas: Após o café da manhã, reunião de trabalho coordenada pela direção da Abrajet SC (foto) e análise e discussão sobre o turismo da região com jornalistas e autoridade convidada (aqui poderia ser convidada a prefeita Ana Paula para falar sobre o turismo na Costa Esmeralda).
12:30 Horas: Almoço na Cantina Lopes, próxima ao Vila do Farol.
14:30 Horas: Passeio náutico de escuna pela Península de Bombinhas e visita às principais praias da região.
20:00 Horas: Jantar no Restaurante Casa d´Praia, em Bombas.
 Após o jantar, opcional, esticada ao Abstrato Bistrô, com música ao vivo (por conta de cada um).

Nenhum comentário:

Postar um comentário