sábado, 13 de abril de 2013

Segue hoje o V Simpósio da Abrajet SC e I Encontro Sulbrasileiro da Abrajet BR

Jornalistas especializados em Turismo do Sul do País associados de Santa Catarina e presidentes da Abrajet do Rio Grande do Sul,Paraná e São Paulo estão reunidos desde quinta-feira (11), em Bombinhas (SC) participando do V Simpósio da Abrajet SC e I Encontro Sulbrasileiro da Abrajet BR discutindo assuntos do setor e conhecendo as potencialidades do município e do destino Costa Verde e Mar. Na manhã de sexta-feira (12) iniciaram oficialmente as atividades, onde cada estado mostrou a realidade da entidade e após o almoço fizeram um city-beach tour conhecendo as belezas naturais da região. Também participou do evento o coordenador doConselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, Joel Campos.
Os profissionais realizaram o encontro num dos auditórios da Pousada Vila do Farol onde o presidente Alberto Gonçalves de Souza e associados da Abrajet SC trataram dos assuntos pertinentes à instituição local. Após os informes gerais de secretaria e tesouraria, cumprindo a pauta foram aprovados o ingresso de novos associados, Gilberto Gonçalves dos Santos (Jornal Folha do Norte da Ilha – Florianópolis), da jornalista Silvânia da Silva Machado dos Santos, do assessor de comunicação da Santur José Castilho e de Alceu Paim, um dos primeiros abajeteanos de Santa Catarina, cuja inscrição era de número 80 e que retorna aos quadros da entidade. Também foi anunciado a realização do VI Fórum da Abrajet SC que acontecerá de 6 a 10 de junho deste ano, na cidade termal do oeste catarinense, Piratuba. Na oportunidade, o coordenador do Oeste, Evandro Novak apresentou a pré programação do evento. O presidente também comunicou que o estado vai sediar no mês de novembro a reunião do Conselho da Abrajet Nacional em Florianópolis.
I Encontro Sulbrasileiro da Abrajet BR
Com a presença dos presidentes Cláudio Oliva (SP), Antonio Claret de Rezende (PR) acompanhado de sócios daquele estado e de José Carlos de Mello D´Ávila (RS) também deu-se início ao I Encontro Sulbrasileiro da Abrajet BR. O presidente da Abrajet Nacional, Hélcio Estrella deu as boas vindas aos confrades e comentou que as reuniões do Conselho Nacional podem se transformar num grande produto de marketing. Para Estrella, é o momento dos secretários de turismo dos municípios e dos estados se integrarem no evento para, assim, conhecerem com mais proximidade os problemas e os resultados do setor, além de fazer com que assumam compromissos para que o turismo seja encarado de forma diferenciada como um dos setores que tem grande importância na economia do País, propondo a discussão do Turismo em relação aos municípios brasileiros.
O presidente da Abrajet SP, Cláudio Oliva, se associou à proposição de Hélcio Estrella destacando que é fundamental a participação dos municípios na discussão de temas do setor e que vai propor aos prefeitos e secretários de turismo de seu estado a participarem de coletiva. “A imprensa tem que debater junto com eles”, observou. Oliva, aproveitou o encontro para manifestar sua preocupação quanto ao aeroporto internacional Hercílio Luz de Florianópolis. Segundo ele, em sua chegada na capital catarinense ficou estarrecido com a situação em que se encontra o local, com instalações medíocres, citando exemplo de que o banheiro masculino, que conta com cinco vasos sanitários, três se encontravam interditados. É uma falta de respeito ao turista”, enfatizou.
Antonio Claret de Rezende, presidente da Abrajet PR, não poupou elogios aos trabalhos que a entidade em Santa Catarina vem realizando, considerando que os catarinenses estão a alguns anos na frente em relação ao Paraná. “Toda a vez que virmos a Santa Catarina, aprendemos muito. Em nosso estado enfrentamos certas dificuldades, pois os municípios não dão a atenção e o reconhecimento que merecemos”, apontou. Ele também comunga com a proposição levantada pelo presidente nacional.
José Carlos de Mello D´Ávila, presidente da Abrajet RS, observou que a instituição começou a mudar para melhor de alguns anos para cá, a partir do momento em que Hélcio Estrella assumiu a Nacional. “Santa Catarina tem dado exemplo que se pode ter uma entidade forte. O presidente Alberto cercou-se de pessoas competentes e engajadas no objetivo de cada vez melhorar e desenvolver as atividades da Abrajet”, pontuou. Ele anunciou que dia 5 de maio deixa a presidência mas que continuará contribuindo para que a Abrajet RS busque seu espaço e que vai atuar como conselheiro. D´Ávila é diretor de comunicação da Abrajet Nacional. Na oportunidade ressaltou que os gaúchos querem levar  II Encontro Sulbrasileiro no próximo ano para a cidade de Canela e propôs para que o Rio Grande do Sul seja a sede do Congresso Nacional de 2015.
O vice presidente da Abrajet SC, Airson Soares da Rosa, lembrou a todos as duas situações em que Santa Catarina socorreu o evento Congresso da Nacional, por problemas de locais que assumiram a realização mas que declinaram por várias situações, como Petrolina e São Paulo. Ele também questionou a falta de respeito por parte dos gestores municipais de Criciúma com relação às moções apresentadas para a reativação da Secretaria de Turismo naquele município. “É uma falta de respeito para com uma entidade de mais de 50 anos o Poder Público não responder aos pedidos, como foi o caso do ex-prefeito Clésio Salvaro (PSDB) e o atual, Márcio Búrigo. Lá existe uma discreta diretoria de turismo ligadas a Fundação Cultural, cujo presidente defende que a Cultura é muito mais importante e que o Turismo não é prioridade no município”, destacou. O coordenador do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, Joel Campos, sugeriu a presença de Airson Soares da Rosa na próxima reunião da entidade para que sensibilize o Conselho, a Santur e a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura para defender a bandeira da reativação da secretaria naquele município. O vice-presidente, aproveitando a presença das lideranças da Abrajet do Sul do país e sugeriu o nome de Alberto Gonçalves de Souza para candidato à presidência da Nacional, nas próximas eleições.
O abrajeteano gaúcho Hugo Cassel apresentou proposição para a criação de um Comitê Turístico Meridional, não governamental, composto pelos presidentes da Abrajet de SC, PR e RS, secretários de Turismo, ABIH, transportes e outras autoridades para coordenar, unificar e divulgar projetos turísticos, rotas e roteiros para atuarem durante a realização da Copa do Mundo, citando exemplos como a Paratur e Bahia Tursa que já estão otimizando ações buscando turistas de outros países e, assim, aumentar o fluxo turístico que muito pode trazer divisas para a região.
O ex-presidente e conselheiro da Abrajet SC, Valmir Grein sugeriu a criação de um prêmio aos jornalistas que participam dos eventos da entidade para a publicação de matérias pertinentes aos municípios que sediam os encontros. “É uma forma de estimular a divulgação dos destinos onde realizamos nossos encontros e valorizar o trabalho dos profissionais que possibilitam o retorno dos investimentos através de suas mídias”, disse.
Prêmios
Os jornalistas abrajeteanos que participam do V Simpósio da Abrajet SC e I Encontro Sulbrasileiro da Abrajet BR tiveram momento de descontração no final da reunião da manhã de hoje. Foram sorteadas diarias em pousadas e hotéis no Brasil e um quadro da pintura argentina que expôs na noite de ontem, na abertura do evento. Relação dos premiados:
03 diárias para casal no Resort Vale dos Sonhos em Guararema São Paulo - Lúcio Colombo (SC) (foto)
 03 diárias para casal no Resort Vale das Andorinhas próximo a Campinas SP - Carlos Agne (SC)
 Fim de semana no Hotel Silvestre em Imbituba - Miguel (Abrajet RS) e Marta Lobo (SC)
Fim de semana no Hotel Sossego do Major, em Gramado (RS) - Antonio Claret Rezende (PR)
 Fim de semana no Hotel Termas Internacional de Gravatal - José Carlos de Melo Dávila (RS)
Quadro com pintura da artista plástica Argentina - Mariza Ortiz Carvalho (SC) (foto)
Depois da reunião realizada no Vila Farol, almoço na Cantina Lopes e um passeio maravilhoso pela Overland Tours nas praias de Bombinhas. À noite, os abrajeteanos foram recepcionados pelos proprietários do restaurante Casa d´Praia, localizado no Bairro de Bombas, com um jantar festivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário