quinta-feira, 11 de abril de 2013

V Fórum do Turismo da Abrajet/SC e I Encontro Regional Sul da Abrajet/BR inicia hoje (11), em Bombinhas

Evento acontece de 11 a 14 de abril, em Bombinhas, reunindo o trade da região e jornalistas especializados em Turismo do Sul do País

Jornalistas especializados em Turismo dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estarão até domingo, dia 14 de abril, em Bombinhas (SC), participando do V Fórum do Turismo da Abrajet/SC e I Encontro Regional Sul da Abrajet/BR. O evento vai contar com a presença dos mais expressivos profissionais da área turismo do Sul do País, além do presidente nacional da Abrajet, Hélcio Estrella,  que conhecerão in loco toda a estrutura que Bombinhas oferece. O evento contará com significativa programação de trabalho, com a apresentação de painéis que analisarão e debaterão os assuntos inerentes ao setor do Turismo, numa região do Estado que a cada ano que passa vem se destacando, como um dos principais destinos no sul do País. Turistas, especialmente do sudoeste do Brasil e de países do Mercosul, vêm descobrindo os encantos, as belezas naturais e a qualidade de vida do município de Bombinhas, e desta forma fomentando o turismo, numa das mais belas regiões de Santa Catarina.
Programação:
Dia 11 de Abril:
Chegada dos Jornalistas, a partir das 16 horas, aos hotéis e pousadas parceiras.
Obs: Os jornalistas que vieram a região Sul e via aérea por Florianópolis, deslocam-se para Bombinhas em ônibus especial que sairá da Praça da Alfândega, junto ao Mercado Público da Capital, às 15 horas.
20 Horas: Abertura solene no Salão de Eventos da Pousada Vila do Farol, com a presença de, além dos jornalistas, autoridades convidadas  e o trade, seguida de apresentações artísticas e coquetel de confraternização.
Dia 12 de Abril
09 Horas: Após o café da manhã, reunião de trabalho coordenada pela direção da Abrajet SC (foto) e análise e discussão sobre o turismo da região com jornalistas e autoridade convidada (aqui poderia ser convidada a prefeita Ana Paula para falar sobre o turismo na Costa Esmeralda).
12:30 Horas: Almoço na Cantina Lopes, próxima ao Vila do Farol.
14:30 Horas: Passeio náutico de escuna pela Península de Bombinhas e visita às principais praias da região.
20:00 Horas: Jantar no Restaurante Casa d´Praia, em Bombas.
 Após o jantar, opcional, esticada ao Abstrato Bistrô, com música ao vivo (por conta de cada um).
Dia 13 de Abril
09 Horas: Após o café da manhã reunião de trabalho, da Abrajet/SC, admissão de novos sócios. Em seguida com as Abrajets do Paraná e Rio Grande do Sul. Perspectivas e admissão de novos sócios e apresentação de relatório, sobre a situação funcional de cada seccional.
13 Horas: Almoço (a ser adequado ao passeio terrestre).
14 Horas: Passeio Terrestre, em ônibus aberto da Overland Tours, para reconhecimento das belas praias do município.
20 Horas: Jantar na Cantina Italiana Tomatino, em Bombinhas. 

Dia 14 de Abril
09 Horas Café da Manhã.
 
Opcional para quem ficar em Bombinhas: batismo de mergulho.
Retorno dos jornalistas às suas cidades de origem.
Bombinhas é a Capital do Mergulho Ecológico e um dos mais belos refúgios de Santa Catarina
O município catarinense está localizado numa península caprichosamente desenhada, com baías, enseadas e praias. Em Bombinhas, a transparência das águas e a biodiversidade marinha atraem os praticantes de mergulho, que encontram costões para snorkeling e operadoras bem equipadas para o mergulho autônomo. Sua orla, formada por belas praias, ainda oferece boas condições para surfe, vela e esqui aquático. Com cerca de 75% do seu território composto de áreas de preservação, Bombinhas também mostra uma natureza exuberante em terra. Trilhas ecológicas apresentam aos turistas as riquezas da Mata Atlântica, cachoeiras e diversas espécies de animais e plantas.
Depois dos índios, os açorianos que colonizaram o litoral catarinense a partir de 1748 foram os primeiros a povoar o local. Os açorianos inicialmente viviam da agricultura, depois passaram à pesca, atividade ainda viva no município. Entre maio e julho, o espetáculo da captura da tainha com redes de arrasto merece ser apreciado.
PRINCIPAIS ATRATIVOS
Bombinhas tem 39 belas praias. Em quase todas as urbanizadas, encontram-se pousadas, hotéis, restaurantes e bares. Bombas e Bombinhas dispõem da maior infraestrutura, com comércio variado, diferentes opções gastronômicas e vida noturna movimentada. Ambas têm águas calmas, que agradam às crianças. As praias de Quatro Ilhas e do Mariscal são as preferidas pelos surfistas devido à qualidade das ondas, fortes e longas. Há escolas de surfe nessas duas praias e também na Praia de Bombas. Na privilegiada península do município há pequenas praias deslumbrantes, com um mar de águas transparentes e cor verde-esmeralda. Lagoinha, Prainha, Praia do Embrulho e Praia da Sepultura são bons exemplos. Em Canto Grande e Zimbros – onde a tradição da pesca artesanal se destaca – é possível comprar mariscos e ostras diretamente dos produtores, colhidas na hora para o freguês. Conhecida como Retiro dos Padres, a bela Praia dos Ingleses é outro atrativo de Bombinhas. A Praia da Tainha é a mais afastada do Centro, por estrada de chão. No percurso, a faixa de areia da Praia da Conceição serve de caminho. 
Mergulho 
O município concentra boa parte dos melhores lugares para mergulho do Sul do País. As águas da região exibem grande biodiversidade devido à influência da Corrente do Brasil, com águas quentes vindas do Norte, e da Corrente das Malvinas, com águas geladas vindas do Sul. Uma combinação que resulta na presença de espécies de fauna e flora típicas dos climas tropical e subtropical – há uma rica variedade de peixes, crustáceos e moluscos. Há diversos costões com ótimas condições para a prática do snorkeling (mergulho livre, sem cilindro). Os pontos mais procurados estão nas praias do Embrulho, Prainha, da Lagoinha, de Quatro Ilhas, da Tainha, do Retiro dos Padres e da Ponta da Sepultura.
Instituto Kat Schürmann – Parque Ambiental
Criado pelo casal de navegadores brasileiros Heloísa e Vilfredo Schürmann, ocupa, na Praia do Ribeiro, uma área de 17 mil m² cercada por Mata Atlântica. Tem trilha ecológica, suas instalações centro de exposições, auditório para 70 pessoas, laboratório ambiental e loja para a venda de livros e DVDs que registram as viagens da família por mais de 54 países.
Av. Vereador Manoel José dos Santos, 220, Praia do Ribeiro.
Dezembro a fevereiro, terça a domingo, 15h às 20h; demais meses, segunda a sexta, 9h às 18h, com agendamento. Fone: (47) 3393-7112 - www.schurmann.com.br
Reserva Biológica Marinha do Arvoredo 
É uma das duas únicas reservas biológicas marinhas do litoral brasileiro – a outra é a do Atol das Rocas (RN). Composta das ilhas Deserta, do Arvoredo (a maior delas), e das Galés e pelo Calhau de São Pedro, encontra-se a apenas 11 km tanto de Bombinhas quanto do Norte da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis). Sua área é de 17,6 mil hectares aproximadamente. Apresenta grande biodiversidade marinha e uma boa amostra preservada dos ecossistemas costeiros da região. Além das riquezas naturais, possui importantes sítios arqueológicos, com oficinas líticas e inscrições rupestres. Devido a sua importância ecológica e científica, está incluída na categoria mais restritiva do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – não é permitido o desembarque nas ilhas nem atividades turísticas, exceto no Sul da Ilha do Arvoredo, na área entre o Saco do Capim e a Ponta do Farol. Nessa região, classificada como zona de entorno, o mergulho contemplativo é permitido. O local ainda é um dos melhores pontos de mergulho do país – com visibilidade de até 25 m, dependendo da época do ano.
Sede da Reserva – Florianópolis
Rod. Maurício Sirotsky Sobrinho, Km 02, Jurerê.
Fone: (48) 3282-2163
Fone: (48) 3369-4231
HISTÓRIA E CULTURA
Casa do Homem e do Mar
O Museu Naval reúne acervo com embarcações, armas e objetos de navegação. Uma coleção de modelismo naval conta a história da navegação mundial desde o tempo da Antiguidade.
Av. Falcão, 2.200, Bairro Bombas.
Dezembro a fevereiro, terça a domingo, 14h às 20h; março a novembro, quarta a domingo, 14h às 18h.
Fone: (47) 3363-0801/5786 - www.chm.org.br
Engenho do Sertão 
O Museu Comunitário Engenho do Sertão fica no caminho para a Praia de Zimbros. Expõe acervo histórico-cultural de herança açoriana, com peças de engenho, utensílios e móveis antigos. Há um engenho de farinha montado no museu, além de exposição e venda de artesanato típico de cerâmica e peças tecidas à mão – tudo produzido pela comunidade nas oficinas oferecidas no local, que incluem música, folclore e folguedos, como o boi de mamão. Visitas só com agendamento.
Rua Abacate, 452, Sertãozinho, a 4 km do Centro.
Fone: (47) 3393-3099
Fone: (47) 9923-0835 - www.institutoboimamao.org.br
Museu e Aquário Marinho
Reúne o maior acervo de biologia marinha de Santa Catarina, com mais de 3 mil invertebrados em exposição: conchas, corais, estrelas-do-mar, caranguejos, siris e lagostas de diversas espécies. O museu apresenta também ossadas de baleias, aves e peixes, mandíbulas de tubarão, peças recolhidas de naufrágios, minerais e fósseis, achados arqueológicos do homem do sambaqui, coleção de areia das praias do município e aquários com amostra de espécies marinhas locais, entre as quais pepinos-do-mar, ouriços, peixes e cavalos-marinho.
Rua Leopardo, 800, José Amandio.
Dezembro a março, diariamente, 10h às 20h; abril a novembro, diariamente, 14h às 18h.
Fone: (47) 3369-1681
Fone: (47) 9974-7791
O QUE FAZER
Batismo submarino
Em Bombinhas, há operadoras especializadas em mergulho que oferecem toda a estrutura e segurança para quem nunca praticou a atividade e quer experimentá-la. No batismo submarino, a pessoa recebe orientações teóricas e depois, acompanhada de um instrutor, mergulha fazendo uso do cilindro (mergulho autônomo). Algumas escolas oferecem adaptação do cilindro em piscina. Os locais preferidos para o mergulho autônomo são a Ilha do Arvoredo (Sul), a Ponta do Estaleiro e a Ilha do Macuco (ou do Amendoim), localizada na área de preservação permanente do Parque Municipal do Morro do Macaco. Outra opção são os passeios de barco, acompanhados de paradas para a prática de snorkeling. 
Trilhas ecológicas
Bombinhas tem diversas trilhas, com extensões e graus de dificuldade variados. As mais conhecidas e que exigem o acompanhamento de guia são aquelas realizadas nas três unidades de conservação municipais: Morro do Macaco, Costeira de Zimbros e Galheta. No Canto Grande, a trilha do Morro do Macaco tem extensão de 500 m e conduz a uma vista panorâmica de 360 graus, que impressiona pela amplitude e beleza. Para chegar ao cume, a 191 m, leva-se aproximadamente 40 minutos e lá do alto é possível contemplar as ilhas da Reserva do Arvoredo e toda a península.
A trilha da Costeira de Zimbros passa por quatro praias selvagens: Cardoso, da Lagoa, Triste e Vermelha. Para ir e voltar à Praia da Lagoa, lugar ideal para um banho de água doce, leva-se cerca de uma hora. A trilha para a Praia Triste, onde se encontra uma cachoeira com aproximadamente 2 m de queda e dois poços para banho, leva em média uma hora e meia. Na trilha da Galheta, com duração de três horas e grau de dificuldade médio, a vegetação nativa é um dos atrativos, além das paisagens de costões e da vista para a Praia de Bombas. 
Mirante Eco 360º
O mirante fica na estrada que leva à Praia da Tainha (o acesso de carro é pela Praia da Conceição, exigindo atenção nos dias de chuva). Na base do Eco 360º há um museu, com exemplares de várias espécies da fauna local empalhadas, além de objetos dos naufrágios que ocorreram na região. Para chegar ao mirante é necessário percorrer uma trilha de cerca de 15 minutos. Além da linda vista de 360 graus que se tem de uma altura de 218 m, há condições ideais para a prática de escalada, rapel e tirolesa.
Av. Tatuíra, s/n, Praia da Tainha.
Dezembro a março, diariamente, 9h às 20h; abril a novembro, diariamente, 9h às 17h.
Fone: (47) 9606-3632
Passeios a cavalo
As cavalgadas à beira-mar são outra opção de passeio em Bombinhas. Os destinos mais procurados são o Morro da Ponta Grossa e a Praia da Sepultura. Ambos duram cerca de uma hora e incluem cenários com trechos de mata, mirantes e praias da região. A Trilha da Costeira de Zimbros é mais longa, com duração média de cinco horas. À noite, com o movimento menor nas areias, é possível fazer passeios de uma ou duas horas por Quatro Ilhas, pelo Mariscal e pelas praias próximas.
Passeios de bicicleta
Uma forma econômica e saudável de explorar a beleza dos cenários naturais de Bombinhas são os passeios de bicicleta. Na cidade há loja que aluga o veículo – modelos com marcha e em alumínio. 
VIDA NOTURNA
A alta temporada agita a noite da cidade nas principais prai-as. Há dezenas de bares abertos até tarde, na beira do mar, além de luaus e festas. No restante do ano, o movimento se concentra na Praia de Bombinhas – que reúne dezenas de bares e restaurantes na orla, ao longo da Avenida Manoel José dos Santos.
GASTRONOMIA
A culinária rica em frutos do mar – destaque para os mariscos e as ostras cultivados no município – é oferecida em restaurantes à beira-mar ou nas principais avenidas da cidade. Entre os pratos mais apreciados estão a caldeirada e a moqueca de peixe, além de outros feitos com anchova, camarão, lagosta, siri, lula e polvo. Há ainda opção de cozinha internacional. Ver restaurantes no site http://guiacidades.viageiro.com/bombinhas/gastronomia
ARTESANATO
Uma opção diferente de passeio em Bombinhas é visitar ateliês de artesãos locais, que trabalham com tecelagem, tapeçaria, joias, papel machê, retalhos e peças de cerâmica, vidro e madeira. 
 NEGÓCIOS E EVENTOS
Alguns hotéis da cidade têm estrutura para a realização de congressos, palestras, seminários e cursos. O maior deles fica na Vila do Farol, com auditório para 600 pessoas, além de outros dois salões e cinco salas de apoio. 
Aniversário do município
A data é comemorada em 15 de março com shows, apresentações culturais e a tradicional Corrida de Embarcações a Remo, da qual participam competidores vindos de outros lugares. Na Praia do Centro. 
Festa do Pescador e do Marisco
Evento gastronômico em homenagem aos pescadores do município. Há venda de pratos típicos à base de marisco e pescados, manifestações folclóricas, shows musicais e atividades que valorizam a cultura pesqueira local. Dentro da programação da festa, ocorre também a Corrida de Embarcações a Motor, em que várias embarcações chamadas “botes” competem entre si, relembrando o momento único do lanço da rede, em que tiram do mar peixes e camarões, garantindo o sustento das famílias. A festa ocorre em setembro, em local itinerante.
SERVIÇOS
Infraestrutura
A cidade oferece opção de hospedagem em hotéis e pousadas, tanto no centro da cidade quanto nas praias. Há também campings. O acesso é fácil por via aérea, rodoviária ou marítima.
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Fone: (47) 3393-7320
Informações turísticas
Fone: (47) 3393-7320
Hospedagem: 7.910 leitos
ACESSOS
Por via aérea
O aeroporto de Navegantes, a 69 km da cidade, recebe vôos diários de Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Campinas (SP), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ) e permite ligação com outras capitais do país.
Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder – Navegantes
Rua Manoel Leopoldo Rocha, 1.297, São Domingos.
Fone: (47) 3342-9200
Por via rodoviária
De Balneário Camboriú: BR-101 e SC-412.
De Florianópolis: BR-101 e SC-412.
De Curitiba: BRs 376 e 101 e SC-412.
De Porto Alegre: BRs 290 (Freeway) e 101 e SC-412.
Rodoviária
Rua Dilma Mafra, 1.722, Centro.
Fone: (47) 3369-2529
Distâncias de Bombinhas
Balneário Camboriú: 35 km
Florianópolis: 71 km
Curitiba: 256 km
Porto Alegre: 520 km

Nenhum comentário:

Postar um comentário